5 Coisas para NÃO fazer no marketing digital de franquias
5 Coisas para NÃO fazer no marketing digital de franquias
As franquias possuem algumas particularidades diferentes e que devem ser pauta de todo planejamento de marketing de uma unidade, diferente por exemplo de um empreendimento tradicional.
Em nosso texto de hoje, você irá descobrir cinco coisas para se tomar cuidado em seu marketing digital e como pode melhorar os serviços de sua franquia.
Prossiga com a leitura e descubra!
Deixar de responder o público nos comentários ou via DM
Franquias costumam ser empreendimentos com grandes solicitações de mensagens, que podem variar desde pontos mais complexos como, por exemplo, dúvidas sobre seus serviços ou pontos mais simples, como elogios sobre o trabalho de sua unidade.
Independente da questão,
é necessário sempre responder seu público! Não esqueça de fazer isso de modo menos informal e robótico, para assim manter a proximidade com seus clientes e ainda proporcionar um atendimento mais humanizado e real.
#R2rIndica: mensagens com teor negativo merecem atenção redobrada, pois você precisa mostrar que está disposto a resolver um problema (se houver) ou que busca melhorar o que está oferecendo, caso estejam exaltando um ponto negativo de sua empresa.
Fugir do que é permitido pela marca matriz do seu empreendimento
Inevitavelmente, as unidades de franquias são ligadas e precisam se submeter as regras gerais da marca matriz, ou seja, você não pode fazer qualquer coisa que queira com a marca.
Confira abaixo os exemplos mais comuns do que não se pode fugir diante das regras de franquias:
- Trabalhar um layout diferente do manual da marca, seja nas redes sociais ou materiais impressos;
- Criar promoções ou estratégias de tráfego pago que fujam do orçamento disponível para sua franquia;
- Deixar de utilizar a marca como forma de divulgação do seu trabalho ou até mesmo mudá-la para isso.
Não criar conteúdos de valor para seu cliente
Esse deve ser o erro mais comum de todos os franqueados: a preocupação mínima com o conteúdo das redes sociais.
Aqui é necessário entender que você precisa sim mostrar e divulgar seu produto, mas também é necessário oferecer algo que possa somar na vida de seu público.
Veja alguns exemplos a seguir:
- Oferecer dicas, curiosidades e conhecimentos sobre seu produto;
- Realizar sorteios ou promoções que sejam atrativas para os clientes;
- Se possível, oferecer materiais ricos que os clientes possam usar, mas com a temática do seu empreendimento;
- Trabalhar reels e carrosséis, de modo que você traga dinâmica para o feed e novas formas de apresentar conteúdos;
- Criar programas como cartão de fidelidade e transmitir isso para as redes sociais;
- Trazer conteúdos mais humanizados, como imagens do local, dos funcionários e, quando possível, dos próprios clientes.
Esquecer de proporcionar treinamento e boas condições de trabalho para seus funcionários
Muitos não entendem, mas um funcionário que não foi treinado corretamente ou que não possui boas condições de trabalho, pode sim ser uma pedra no caminho do seu marketing digital.
Como isso é possível? Imagine que um cliente vai até sua unidade, porém o atendimento realizado acaba por ser precário. Então, esse cliente vai até suas redes sociais e deixa comentários negativos sobre o serviço oferecido.
Isso pode desencorajar outras pessoas a adquirirem seu produto/serviço e até mesmo
incentivar ainda mais comentários negativos.
Assim, lembre-se de oferecer um treinamento de qualidade para seus funcionários, um que englobe não apenas em como realizar o serviço necessário, mas que foque principalmente em como proporcionar o melhor atendimento possível para os clientes.
Alinhado a isso, é necessário oferecer também aos funcionários um
plano de carreira bem estruturado (com possibilidade de crescimento),
boas condições de trabalho,
horários equilibrados e
benefícios atraentes. Assim, você incentiva uma melhor aderência dos mesmos ao serviços, os mantém motivados e, consequentemente, melhora o atendimento de sua unidade.
Não ir atrás de saber quem é o seu público
Saber quem é seu público é essencial para definir todas as suas estratégias, seja como você irá trabalhar a marca da franquia, como irá divulgar seu trabalho, como serão os posts das redes sociais ou até mesmo como fará a personalização do seu atendimento.
Muitas marcas começam a realizar suas criações sem antes mesmo de saber quem é seu público e, na grande maioria das vezes,
reclamam por não possuírem resultados.
Conclusão
Como você pôde notar, trabalhar com o marketing digital de franquias requer atenção em diversos pontos e de diferentes áreas de um empreendimento.
Nós sabemos que ficar atento a tudo pode ser complicado, ainda mais quando é necessário lidar sozinho com seu trabalho. Por isso, conte com uma agência especialista em franquias para não apenas facilitar seu trabalho, mas também para trazer os resultados que você precisa.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO e saiba mais sobre o que podemos te oferecer!
